O peso do Preconceito
As pessoas têm preconceito pelo fato de terem culturas, hábitos e muitas vezes criarem padrões a serem seguidos. Cada indivíduo tem uma família de origem que lhe transmite formação cultural, com crenças, valores, mitos e tradições que os levam a perceber no outro a diferença daquilo que lhe foi passado como verdade e acredita nela.
O preconceito não se limita apenas aos homossexuais, mulheres, idosos, deficientes e negros. O tipo físico também é motivo de muita discriminação, principalmente quando se trata de obesidade.
Crianças um pouco mais gordinhas freqüentemente são chamadas de apelidos como: “baleia e outros nomes que causam constrangimento e vergonha. Pode existir preconceito entre as crianças, mas nem sempre elas compreendem o que é e o porquê. Não só as crianças, mas os adolecentes também sofrem com preconceitos. Quando manifestado entre os jovens, o preconceito pode desencadear sérios distúrbios alimentares como a bulimia e anorexia. Com o intuito de perder peso em pouco tempo, muitos adolescentes homens e mulheres, forçam o vômito após as refeições ou até mesmo não se alimentam.
Vítimas de qualquer tipo de preconceito acabam se afastando da sociedade com medo de maus tratos e principalmente com vergonha da aparência. O fato de serem discriminados e excluídos dos meios sociais ou pelo grupo ao qual gostariam de pertencer, pela diferença seja: etnia, cor, religião, crenças, costumes, origem, padrões sociais e financeiros. Poderá levar uma pessoa ao isolamento.
O mesmo pode ter sua autoestima baixa, menos valia social, dificuldade de relacionamento, timidez, comportamentos agressivos e buscar a partir daí formas de fuga através da bebida, drogas e prostituição ou apresentar transtornos de saúde mental como