o periodo da gestação
No final do primeiro mês, o embrião mede aproximadamente 9 mmm e pesa 0,5 g.
No primeiro mês, ocorre a implantação do embrião no útero (nidação)
Segundo mês de gravidez: Nesta etapa se formam todos os sistemas e órgãos principais do corpo ainda que não se desenvolvam completamente. As etapas iniciais da placenta, a qual faz o intercâmbio de substâncias nutritivas que vêm do corpo da mamãe e os produtos de resíduos produzidos pelo bebê, são visíveis e já funcionam. Formam-se as orelhas, os tornozelos, além das pálpebras. Formam-se os dedos das mãos e dos pés.
No final do segundo mês, o feto já se vê mais como uma pessoinha, mede 4 cm e pesa 5 g No segundo mês, o zigoto passa a ser considerado embrião.
Terceiro mês de gravidez: Recomenda-se que visite o médico para que se tenha um exame de cuidado pré-natal. Para que seu bebê esteja bem nutrido é importante a introdução de um leve aumento de quase todas as vitaminas e minerais na sua alimentação. Nesta etapa é normal que a mãe já tenha aumentado entre 3 e 4 libras no seu peso. Uma mulher que começa sua gravidez tendo um peso normal, deve aumentar entre 25 e 35 libras. O exercício físico pode ser agradável e bom tanto para a mãe como para o feto. Uma boa escolha é fazer caminhadas. Mas antes ir ao médico.
No terceiro mês, o futuro bebê passa a ser considerado feto.
Quarto mês de gravidez: Nesta etapa da gravidez o feto se move, chuta, engole, e pode ouvir as vozes do exterior. A pele é rosada e transparente. O cordão umbilical continua crescendo e ampliando-se para levar suficiente alimento da mãe ao feto.
A placenta está completamente formada. Para o final do 4º mês, o feto mede aproximadamente 15 cm e pesa 93 g.
No quarto mês, o bebê tem tamanho