Gestação e parto de Cães e Gatos
INTRODUÇÃO
O período gestacional ou prenhez é o período que compreende desde a concepção até o momento do parto. O diagnóstico da gestação tem apresentado alta demanda na rotina clínica de pequenos animais, principalmente entre os criadores de animais e é de suma importância não só para identificar o número de fetos, mas também para se caracterizar casos de abortamento, necessidade da realização de intervenção cirúrgica, parto prematuro, parto normal e retardado.
Outra importância de se diagnosticar a gestação em animais se deve ao fato de ser necessário estabelecer o planejamento de manejos clínico e alimentar adequado para fêmea gestante, além de uma definição de uma estratégia sanitária eficiente, oferecendo segurança tanto para o animal e seus filhotes, quanto para o proprietário.
Este trabalho tem como enfoque principal revisar todos os aspectos da gestação canina e felina através de uma ampla revisão de literatura, abordando desde a gênese, até o desfecho, e enfatizando seus aspectos fisiológicos, métodos de diagnóstico e estágios do parto.
REVISÃO DE LITERATURA
1. Gestação e parto em cadelas e gatas
1.1. Aspectos fisiológicos da gestação
Os animais domésticos são classificados como vivíparos e possuem seu desenvolvimento embrionário intra uterino. Tal período de desenvolvimento é denominado de prenhez ou gestação, ou seja, é o período marcado por adaptações progressivas do organismo materno mediado por hormônios da mãe e placenta, que permitem ao organismo materno reconhecer a presença do feto. Podemos citar as seguintes adaptações: aumento de volume do útero, alterações circulatórias, endócrinas, excretoras e do trato gastrointestinal.1 Este período compreende desde o acasalamento até o parto sendo de suma importância aspectos como a nutrição do feto em desenvolvimento e os ajustes maternos apontados a essa finalidade.1
A manutenção da gestação é determinada por fatores genéticos, podendo ser alterada por fatores