o perfil psicopata
Resumo: A psicopatia é um transtorno de personalidade com traços de comportamento antissocial. O objetivo é apresentar um breve resumo sobre o transtorno e suas características, distingui-lo das doenças mentais e apontar os crimes mais comumente praticados por criminosos psicopatas.
Palavras-chave: psicopatia, transtorno de personalidade, doenças mentais
Psychopathic criminal’s profile
Abstract: Psychopathy is a personality disorder with antisocial traits. The objective is to present a brief summary about the disorder and its characteristics, distinguishing it from mental illness and pinpoint crimes most commonly committed by criminal psychopaths.
Keywords: psychopathy, personality disorder, mental illness.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo apresentar um breve estudo sobre as características do criminoso psicopata e os crimes mais usuais cometidos por pessoas que apresentam esse transtorno. O tema é de grande relevância para o estudo da Criminologia, em correlação com o Direito Penal, a Psiquiatria e a Psicologia.
Personalidade, do latim personalis, pessoal, é a soma de muitos caracteres diferentes e variáveis, intelectuais, afetivos e físicos, que confere a cada pessoa uma individualidade como uma semelhança a seus iguais.
Em geral, os psicólogos e os psiquiatras tendem a dizer que psicopatas são indivíduos com personalidade anormal.
O psiquiatra alemão Kurt Schneider (1887-1967) definiu, em 1923, que psicopatas são aquelas personalidades anormais que sofrem por sua anormalidade ou causam sofrimento para a sociedade.
Os psicopatas causam sofrimento, porque não têm consciência moral e, também, empatia.
A empatia, reforçada pelo código de moral e de ética aprendido, funciona como um freio para as atitudes humanas. O psicopata não se comove com o sofrimento alheio e pode cometer atrocidades sem sentir remorso ou temer punições.
No dizer da psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa Silva, “a consciência está profundamente