O perfil do profissional de vendas
Antes que falar no perfil do profissional de vendas, é primordial conhecer quem move todo este processo, o cliente. Atualmente o cliente é exigente, esclarecido, consciente de suas necessidades e conhece seus direitos de consumidor. É ele quem determina as regras que devem ser cumpridas e a mais importante no meu ponto de vista atualmente, é uma afirmativa defendida por vários autores e palestrantes “Cliente não compra produto, compra vantagens e benefícios”. Partindo dessa premissa, o profissional de vendas que quer se estabelecer na profissão, possui a obrigação de simplesmente focar no cliente e através do seu conhecimento demonstrar sua habilidade de servir e conquistá-lo.
O cliente almeja ter alguém que o atenda buscando soluções para os seus problemas, e que lhe mostre as vantagens e benefícios que terá ao adquirir determinado produto ou serviço. O profissional de vendas deve proporcionar ao seu cliente satisfação. Garantir a sensação de ganho também faz a diferença e a competitividade entre empresa e cliente jamais deve existir, a parceria é determinante no processo.
O bom profissional deve fazer sempre uma autoanálise de seu atendimento e se preocupar em responder perguntas básicas e consideráveis do gênero:
Que tipo é o meu cliente?
O que o motivou a me escolher, ou foi apenas porque estava disponível?
Qual é o benefício que ele teve quando me escolheu?
Como posso deixar claro o benefício da sua escolha?
Tomei todos os cuidados para que não houvesse problemas no pós-vendas? E se acontecer como poderei resolvê-los?
Além do produto ou serviço que o cliente comprou, existe mais alguma recompensa para ele?
Como posso manter o contato com este cliente posteriormente?
O profissional de vendas deve ser mais do que um vendedor, deve ser um intraempreendedor, e surpreender seus clientes sempre. Henry Ford dizia que “Se eu tivesse perguntado aos clientes o