Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa
16/08/2010
RESENHA
Günther, Hartmut. (1981). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.22 n. 2, pp.201-210, 2006.
O artigo intitulado de Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão, escrito por Hartmut Günther que é graduado em Psicologia pelo Albion College, Michigan, EUA (1969), mestre em psicologia experimental (AEC) na Western Michigan University (1970) e doutor em Psicologia Social na University of California at Davis (1975) que Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, onde ensina Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Planejamento de Pesquisa e Métodos Inferenciais e realiza pesquisas no campo de psicologia ambiental, especialmente sobre qualidade de vida urbana e psicologia do trânsito, aborda questões pertinentes a pesquisa no âmbito qualitativo e quantitativo, enfatizando os pontos positivos e negativos bem como as vantagens e desvantagens de ambas as pesquisas qualitativas e quantitativas.
Segundo Günther as diferenciações e similaridades entre pesquisa qualitativa e quantitativa é percebida quando enfatizamos alguns pontos importantes de pesquisa como: características da pesquisa qualitativa; postura do pesquisador; estratégias de coleta de dados; estudo de caso; papel do sujeito e aplicabilidade e uso dos resultados da pesquisa, mas ele alerta que a escolha do método apropriado deve ter relação com o tipo de pergunta formulada pelo pesquisador.
Para Hartmut Günther poderíamos dizer que a pesquisa qualitativa se dá (teoricamente) em oposição ao que é pesquisa quantitativa. Sendo, que aquela se dá por meio de uma construção subjetiva e o objeto é a descoberta e construção de teorias- tudo isso baseado em textos, onde reflexão na realidade social, nos seus significados e no contexto que envolve o pesquisado, é fundamental para o pesquisador qualitativo. Isso também é o que o pesquisador