METODOLOGIA DE PESQUISA
Esta é a questão?
GÜNTER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.22, n.2, p. 201-210, maio/ago. 2006
Harmut Günter trabalha na Universidade de Brasília como professor titular, onde ministra aulas de Psicologia Ambiental, Planejamento de Pesquisa e Métodos Inferenciais. É graduado pelo Albion College, de Michigan, EUA desde 1969. Tem mestrado em Psicologia Experimental na Western Unversity e Doutorado em Psicologia na Unversity of California at Davis. Hoje, realiza também, pesquisas no campo de Psicologia Ambiental enfatizando a qualidade da vida urbana e a psicologia do trânsito.
• Qualitativa - normalmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas,
• Quantitativas - as informações são colhidas por meio de questionários. Que são a base e as ancoras da pesquisa. Visando perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados. Podendo assim canalizar o objetivo.
• Qualitativa - as informações colhidas na abordagem qualitativa são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, destacando opiniões, comentários, histórias e experiências vividas, e frases mais relevantes que surgiram.
Quantitativa – Filtrando os relatórios de pesquisa quantitativa pode-se interpretar e tirar conclusões. Possibilitando ilustração em tabelas de percentuais e gráficos.
A abordagem de pesquisa qualitativa é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades empíricas. Traduzidas assim em números e percentuais quantificáveis.
Baseado nesses princípios, afirma-se que a pesquisa qualitativa tem um caráter exploratório, uma vez que estimula o entrevistado