O perfil do pmp
Índices nos mostram a taxa de sucesso nos projetos de TI executados aqui no Brasil, onde de acordo com levantamento feito por entidades como PMI, IDG e consultorias/empresas de auditoria do segmento, de cada 100 projetos de TI somente 24 são concluídos (média baseada nos índices), a maioria nem sequer chega até a fase de homologação.
Hoje, os gestores de TI estão atentos a essa necessidade, pois após muitos projetos frustrados, o ROI(Return on the investment - Retorno sobre o investimento) é bem abaixo do esperado, e às vezes não paga nem a verba destinada ao projeto como um todo. Sabem o real valor de um profissional de Gerenciamento de Projetos, bem como a importância de uma política/metodologia bem aplicada e levada a sério.
Porém, é interessante ressaltar que este cenário que ainda está amadurecendo encontramos na maioria das vezes em empresas de grande porte, mesmo assim ainda pecam em função dos prazos mínimos e falta de conscientização por parte de todo o time.
Poderia se dizer que empresas de médio porte deveriam seguir essa prática, mas estudos mostram que daqui a uma ou duas décadas não teremos mais médias empresas, somente as grandes e as pequenas/micros, fato real, se direcionarmos nossa óptica para aquela velha questão, em que os grandes engolem os menores, e se tornam maiores, os pequenos não representam ameaça, então permanecem na cadeia cumprindo seu papel no mercado capitalista.
Outra questão muito importante a pensar é sobre o começo do processo de adaptação a um modelo de gerenciamento de projetos, tanto na metodologia a ser utilizada bem como os profissionais inseridos no processo. As empresas nem sempre começam a