O Perfil do Pedagogo nos últimos 50 anos
1 O artigo de Anísio Teixeira Em artigo publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos1, em 1961, Anísio Teixeira afirma que na educação, o elemento mais importante é o professor, que teria três grandes funções: ensinar, organizar a classe e orientar os alunos. Refletindo um modo de pensar próprio da época, Teixeira afirma que podíamos antigamente ter o grande professor primário que sozinho dirigia a sua classe, [mas] hoje, tendo que dar educação à população inteira, sou forçado a buscar um magistério em camadas intelectuais mais modestas. Quanto mais imperfeito for o magistério, mais preciso de melhorar as condições de Administração.
Justifica sua posição nas origens destes professores:
Porque somente quando o ensino é reduzido em quantidade posso eu fazer uma alta seleção dos educadores. Como tenho de educar toda a população, terei de escolher os professores em todas as camadas sociais e intelectuais e, a despeito de todo o esforço de prepará-los, trazê-los para a escola ainda sem o preparo necessário para que dispensem eles administração. Esta se terá de fazer altamente desenvolvida, a fim de ajudá-los a realizar aquilo que faziam se fossem excepcionalmente competentes. Explica, então, o que constitui este profissional a que chama de “administrador”:
O novo administrador terá pois de substituir algumas funções daquele antigo professor, ou melhor fazer o necessário para que o novo professor, tanto quanto possível, tenha a mesma eficiência daquele antigo professor. Quando no começo dizia que o grande professor administra a sua classe, ensina e guia o aluno, estava a indicar as três grandes funções que agora deverão ser selecionadas, para constituir as grandes funções da administração da escola. Aquele professor que revele maior capacidade administrativa deverá orientar-se naturalmente para a especialização de administrador da escola. Aquele que tem grandes qualidades de magistério, isto é, as de