O perfil do engenheiro ambiental
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIAS E MEIO AMBIENTE
O PERFIL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI
ALUNO: CALISTO DANTAS DE MEDEIRO NETO
MATRÍCULA : 358420
TURMA: MANHÃ
FORTALEZA
JULHO DE 2013
O PERFIL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL NO SÉCULO XXI
Na sociedade moderna, o advento das novas tecnologias, e a conseqüente Revolução Industrial, fizeram surgir uma maior preocupação com o Meio Ambiente. Esse processo é baseado na constante necessidade de se produzir de forma sustentável, e ao mesmo tempo, com a busca de novas formas de se “tratar” problemas ambientais, causados em grande parte pelo próprio homem.
Nesse âmbito, surgiu a Engenharia Ambiental, que dentre outras coisas, se preocupa com o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões sociais, tecnológicas, econômicas e ecológicas do meio ambiente. Nesse quesito, ele tem a atribuição de conciliar o desenvolvimento à manutenção dos recursos naturais.
Na Construção Civil, ele avalia o impacto que uma obra (independente da dimensão) exerce sobre determinada área, sempre verificando sua adequação aos parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais. Para isso, ele utiliza as mais diversas ferramentas, como sensoriamento remoto, levantamentos fotográficos aéreos, mapeamento e cartografia digital. Pode ainda, dentre outras coisas, indicar a viabilidade/desenvolver projetos de reuso de água, resíduos diversos e ambientação de edifícios.
Na Indústria Química/Petroquímica/Metalúrgica, ele avalia o melhor destino a ser dado aos resíduos industriais, bem como, dependendo do caso, a melhor forma de descarte ou reciclagem destes. Especialmente neste setor, seu papel torna-se de fundamental importância, uma vez que uma eficaz política de gestão ambiental pode evitar grandes desastres ambientais.
Nos Órgãos de fiscalização e certificação ambiental, este profissional planeja e viabiliza a recuperação de áreas degradadas, em