A TRAJETORIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Este trabalho tem o propósito de enfatizar as mudanças no cenário da educação brasileira, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996. A mesma retrata a entrada da criança de seis anos no primeiro ano do ensino obrigatório, este com duração de nove anos.
Retrata-se ainda sobre as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos, qual a importância e responsabilidade da escola, pais e professores, perante o próprio sistema educacional.
A proposta do Ministério da Educação (MEC) é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade. A partir dos 06 anos a criança começa então no 1º ano, e, ao término do 9º ano o aluno estará com 14 anos. Uma das ideias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar e repetência.
Além das mudanças em relação à duração da educação básica, o presente trabalho ainda destaca a importância do professor, sua formação e capacitação continuada com o auxilio e monitoramento dos coordenadores pedagógicos.
No Brasil a educação passou por grandes transformações com relação a formação dos profissionais da educação, um processo longo e lento. No período colonial não havia uma preocupação com a formação dos docentes, mas com o passar dos anos lei e diretrizes surgiram para regulamentar a educação.
A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A educação no Brasil teve seu inicio a partir dos Jesuítas, pois eles foram os responsáveis por trazê-la e aplicá-la, porém somente as classessociais mais altas tinham acesso a essa educação, o ensino não era obrigatório naquela época.Além disso, era desenvolvido sob o método tradicional, aonde o aluno deveria decorar os conteúdos. Com o surgimento da Primeira Constituição Brasileira, surgea obrigatoriedade e gratuidade desse ensino, mesmo assim ele ainda era para poucos. Com o surgimento de outra forma de ensinoa chamada escola nova, que foi um movimento