5 Sensos
O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.
No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
SEIRI - Organização, utilização, liberação da área;
SEITON - Ordem, arrumação;
SEISO - Limpeza;
SEIKETSU - Padronização, asseio, saúde;
SHITSUKE - Disciplina, autodisciplina.
Objetivos
Melhoria do ambiente de trabalho;
Prevenção de acidentes;
Incentivo à criatividade;
Redução de custos;
Eliminação de desperdício;
Desenvolvimento do trabalho em equipe;
Melhoria das relações humanas;
Melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Detalhamento
1) SEIRI – Senso de Organização
Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Seu conceito chave é a utilidade, porém, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para não perdermos informações e/ou documentos importantes.
Vantagens:
Ganho de espaço
Facilidade de limpeza e manutenção
Melhor controle dos estoques
Redução de custos
Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S
2) SEITON – Senso de Ordem
Pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Seu conceito chave é a simplificação.
Vantagens:
Economia de tempo;
Facilidade na localização das ferramentas;