5 Sensos
5 SENSOS
Conceito:
Os 5 Sensos é uma metodologia de origem Japonesa para a organização de quaisquer ambientes, principalmente os de trabalho. O conceito dos 5 sensos é a eliminação de tudo que gera custos extras (desperdícios) e perda de tempo, os propósitos da metodologia 5s são de melhorar a eficácia através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços, e a manutenção e melhoria do próprio 5s. Este foi um dos principais fatores de recuperação das empresas japonesas ao final da década de 60, e com a implantação destes métodos alcançaram a qualidade total.
Aplicação:
1ºSEIRE (DESCARTE/UTILIZAÇÃO) – Este Senso é utilizado para separar os produtos ou ferramentas de trabalho desnecessários, com isso, ganhamos uma otimização do trabalho, descartando ou guardando tudo que não for necessário. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
EXEMPLO: Na Drogaria precisamos separar muito bem os itens inúteis dos úteis, deixando exposto somente produtos de necessidade específica (ex.: em uma sala de aplicação utilizamos medicamentos para aplicação junto à seringa, mas por ter um espaço pequeno, não deixamos o medicamento dentro da sala, e sim nas prateleiras, ao contrário das seringas que são vendidas no balcão, porém mantidas na sala).
2ºSEITON (ARRUMAÇÃO/ORGANIZAÇÃO) – Cada coisa deve ser mantida devidamente em seu lugar específica, tendo como prioridade a organização do ambiente. Com este processo reduzimos os obstáculos e dificuldades de acesso, aumentando assim a produtividade.
EXEMPLO: Em uma Drogaria se os medicamentos não tivessem uma ordem específica, como seria a produtividade de venda da loja? São aproximadamente 25.000 itens agregados em um espaço físico de 200 mts de área total, portanto na Drogaria os produtos são organizados em ordem alfabética e ordem de grupos de gêneros (antigripais próximos aos