O pensamento pedagógico
Filosofia da Educação
Professora: Glaucya F. Rocha
Componentes: Marinalva Soares, Maria Aparecida S. Silva, Poliana, Songy, Sebastiana, Nara, Tais, Edilson
O Pensamento Pedagógico
Grego
Sociedade, sustentada por colônias, serviu de berço da cultura, da civilização e da educação ocidental. Os gregos tinham uma visão universal, criaram uma pedagogia da eficiência, da liberdade de da convivência social e política, deram enorme valor à arte, à literatura, às ciências e à filosofia. Mas o que é o homem? Neste contexto duas cidades gregas rivalizaram em suas respostas, Esparta: O homem deveria ser o resultado de seu culto ao corpo, ser forte desenvolvido em todos sentidos. Eficaz em suas ações. Atenas: O homem devia ser a luta por sua liberdade, ser racionais, falar bem, defender seus direitos e argumentar. Os gregos eram educados através dos textos de Homero, que ensinavam as virtudes guerreiras, cavalheirismo, amor a gloria, honra, força, destreza e a valentia. O humanismo ateniense pautava-se pela supremacia de outros valores, buscando o conhecimento da verdade do belo e do bem. Platão sonhava com uma republica amplamente democrática. Uma educação municipal, o mais próximo possível da comunidade onde todo o ensino deveria ser publico.
A escola primaria destinava-se a ensinar a leitura do alfabeto, escrita e cômputo.
O secundário compreendiam a educação física, a artística, os estudos literários e científicos. No ensino superior o estudo da retórica e da filosofia. Baseadas numa tríplice operação.
a) Procurar o que se vai dizer ou escrever.
b) Pôr em certa ordem as idéias assim encontradas.
c) Procurar os termos mais apropriados para exprimir essas ideias.
O Pensamento Pedagógico
Antiautoritário
Do movimento Antiautoritário foi SIGMUND FREUD (1856-1939) um dos seus inspiradores. O pai da psicanálise. Freud acreditava que muitos desajustes dos adultos tinha como origens nos conflitos e nas