Trabalho web
No livro a arte da guerra é destinado a vencer a guerra no mundo dos negócios das empresas onde o principal autor é o economista e o administrador.
Onde a originalidade desse mais antigo tratado de guerra, que é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada, e o inimigo não deve ser aniquilado, deve ser vencido quando seus domínios ainda estiverem intatos. é quando o administrador deve ficar atento nos concorrentes buscando novidades no mercado de trabalho e se precaver antes mesmo de chegar a crise.
Sun tzu forja a figura de um general super-homem cujas qualidades são o segredo, a dissimulação, a astúcia e a surpresa. Esse general deve evitar cinco defeitos que é a precipitação, hesitação,a irascibilidade, a preocupação com as aparências e a excessiva complacência. onde para vencer a guerra dos negócios deve conhecer perfeitamente a terra que é a própria empresa e a do seu concorrente quais o procedimentos e a forma de como esta empresa se trabalha, como devo fazer para que a minha empresa seja a melhor.onde para vencer também deve se conhecer os homens tanto a si mesmo quanto o inimigo.
Em tempos de guerra como as que vivemos, a guerra das empresas e dos sexos, vale a lição do livro que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos. onde sun tzu interpela o general em que ele fala, “defendes não interesses pessoais, mas os do teu país.tuas virtudes e teus vícios, tuas qualidades e teus defeitos influem igualmente no ânimo daqueles que representas, teus menores erros têm sempre nefastas conseqüências, é difícil sustentar um reino que terás levado á beira da ruína, porque depois de destruí-lo, é impossível reerguê-lo”. Onde as qualidades e os defeitos da empresa influem tanto no mercado quanto nos trabalhadores a fazer um bom desempenho ou não na empresa, e que qualquer erro do administrador pode causar conseqüências como atingindo a crise financeira onde muitas chegam a falir e que difícil reerguê-la