Pensamento pedagógicos
O presente projeto tem por objetivo tornar viável o planejamento e execução de atividade de incentivo a leitura e escrita junto aos alunos, de forma integrada ao processo de ensino aprendizagem, uma vez que se detectou que a comunidade escolar da Vila Batista, município de Itacoatiara, vem enfrentando um grande desafio no que tange ao aprendizado da leitura e escrita, e isso, reflete de maneira negativa em suas produções textuais e conseqüentemente, para o bom desempenho de seu intelecto.
O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação, pois é por meio dela que o ser humano se comunica, expressa e defende pontos de vista e produz conhecimentos. Na ausência desse elementar domínio, o sistema epistemológico do aluno pode ser compreendido de maneira geral, sendo que ele terá dificuldades para entender qualquer iniciativa de transmissão de conhecimento. Sendo assim, um serviço de incentivo ao processo de leitura e escrita, é a elaboração de uma cartilha sobre a importância do cultivo de hortas realizada pelos alunos do Projeto Projovem Campo - Saberes da Terra, que integrado ao processo de ensino, acreditamos favorecer o desenvolvimento e a consolidação do hábito de ler e escrever nos discentes.
Propor atividades que aproximam do mundo dos estudantes é uma prática que quase sempre se garanti bons resultados, mas exige maior preparação e conhecimento sobre os conteúdos a serem abordados, por isso a necessidade da interdisciplinaridade quanto à produção deste trabalho. Partindo do fator saúde, já que hoje, se valoriza a agilidade, e com isso, hábitos alimentares são abandonados, porém, influencia negativamente o crescimento, o bom funcionamento do organismo e o rendimento escolar, por que dependem de uma alimentação saudável. E cabe a escola oferecer oportunidades para que os alunos adquiram essa informação de forma organizada.
A contextualização do discente com todo esse conhecimento o levará perceber-se como