O pensamento pedagógico iluminista
ESP- BENGO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO
PENSAMENTO PEDAGÓGICO ILUMINISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
CADEIRA: PEDAGOGIA
SALA:13 TURNO: PÓS-LABORAL
ORIENTADOR: LUÍS BAPTISTA
CAXITO, MÊS DE OUTUBRO DE 2013
CAPITULO 1
INTRODUÇÃO
Ao debruçarmos sobre o tema” pensamento pedagógico iluminista” fizemos uma exploração de como a educação evoluir no Século XVIII transformando varias culturas e modo de pensar de muitas gerações no decorrer dos tempos.
O pensamento pedagógico iluminista ou esclarecimento, é um movimento cultural de elite intelectual europeu do Sec.XVIII, que procurou mobilizar o poder da razão, afim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercambio intelectual, e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do estado, originados do período anteriores.
Um dos aspectos do iluminismo período considerado muito rico em reflexões pedagógicas, foi a politica educacional para tornar a escola laica e a função do estado. Esta época é marcada por grandes transformações tanto na economia com a entrada da máquina a vapor nas fabricas marcou o inicio da revolução industrial, alterou definitivamente a realidade socioeconómico com a mecanização da industria.
Na politica lutava-se contra o absolutismo. Na moral também se buscava a separação, que permitissem a naturalização do comportamento humano. Em uma das suas obras “Emilio” Rousseau propõe uma pedagogia baseada no retorno à natureza, a espontaneidade, para evitar os preconceitos que corrompem a vida moral.
1.1- IMPORTÂNCIA DO TEMA
O pensamento pedagógico iluminista é um dos acontecimentos importante do século XVIII, também conhecido como o século das luzes, o poder da razão humana de interpretar e reorganizar o mundo.
Este tema tem grande importância pois encontramos o optimismo com respeito à razão, que também já era anunciada desde a