O pensamento pedagógico de Rousseau
Construir a partir da educação natural de Rousseau, elencando e relacionando as obras do filósofo principalmente Emílio ou da Educação como contraponto de análise para a educação infantil atual é tarefa a ser apresentada.
Nossa infância precisa ser pensada e pesquisada, para de fato ter como fundamento primeiro o respeito que a mesma merece, pois é um dos processos de ensino aprendizagem que deve ser bem construído, para despertar logo na infância uma educação natural.
Se na infância a criança seria educada para desenvolver com liberdade e de forma racional ou pensada a educação, poderíamos assim ter no decorrer do processo ensino aprendizagem grandes sucessos de um ser humano que busque o pensar em si mesmo e para a liberdade na relação dialética do “eu” consigo mesmo e com a realidade exterior.
Para Rousseau a educação natural assume um papel decisivo na construção de um sujeito humano ético e político em seu modelo de república que deve ser governada pela vontade geral e para isso a criança deve ser educada logo na infância para alcançar essa máxima.
O desenvolvimento cognitivo e moral construído logo na infância através do “Emílio” é uma das formas essências para preservar e respeitar a criança em seu mundo, e conduzi-la a vida adulta, que sem dúvida consegue participar das decisões construídas pela vontade geral.
Vivemos em uma realidade com grandes avanços tecnológicos, que carregou consigo várias conseqüências para a educação como um todo e, por isso, merece ser pesquisada e repensada principalmente quando abordamos a educação infantil.
Ajudar a criança a despertar para os conteúdos e temáticas trabalhadas, é deixar que a mesma desenvolva sua potencialidade, é fazer com que o sujeito aprendiz tenha prazer em aprender. Esse prazer de querer saber e conhecer faz parte de uma construção para o pensar logo na infância.
Existe a necessidade da criança na sobrevivência e os cuidados que o