O pensamento de Maquiavel e as RIs hoje
O objetivo deste trabalho é citar as ideias e demonstrar que ainda são contemporâneas relacionando com fatos das relações internacionais atuais.
Primeiramente, para Maquiavel o poder é mais importante que os princípios morais, logo o papel do líder político é manter o seu poder. Esta ideia pode ser relacionada ao caso do sistema de espionagem norte americano, onde o Estado age de forma imoral para garantir a segurança de seu país, assim como a imposição como país potência é muito importante citar também, os Estados Unidos atua como a hegemonia mundial que é, seja através de ataques militares, ou com a sua moeda que é a principal na questão de cambio do planeta.
Logo para que haja essa imposição é necessário que o líder de Estado possua um forte exército, pois assim se defendem da vulnerabilidade em relação a outros líderes políticos. Estas forças não devem ser mercenárias pois de nada servem segundo Maquiavel, devido a trabalharem por dinheiro e não fidelidade. Portanto nos dias atuais os países hegemônicos possuem poderosos exércitos além da utilização de armamentos e novas tecnologias.
E por fim, outro pensamento importante de Maquiavel que é importante ser citado é a “virtú e a fortuna”, indispensáveis para um grande líder obter êxito. Um grande líder deve ter virtú, ou seja, a habilidade para desencadear sua liderança a manter o poder. Também é importante ter fortuna, ou sorte, para que tome as mais sabias decisões e que elas dêem certo.
Em suma apesar de “O príncipe”, grande obra de Maquiavel, ter sido escrito à 500 anos, suas ideias são contemporâneas e presentes nas relações políticas nos dias atuais, os países utilizam destas ideias para garantir sua soberania, e os Estados Unidos com destaque para garantir sua hegemonia mundial.