O pensamento construído de tony de melo
Nesta seção, procurou-se construir um conjunto de idéias sobre alguns temas de fundamental relevância para o viver correto a partir de colocações do padre jesuíta indiano Anthony de Mello no livro Auto-Libertação. Os ditos do padre foram classificados em cinco vetores fundamentais da vivência humana, que são: o sentido da vida, os relacionamentos, o sofrimento, o medo e o amor. Diz-se desse padre que ele conseguiu realizar uma maravilhosa síntese entre a espiritualidade do Oriente e do Ocidente. O pensamento do autor deste trabalho foi refletir sobre alguns temas de capital importância para o ser humano, utilizando como inspiração frases do padre Tony de Mello que terão uma interpretação livre de seus significados, sem nenhuma obrigação de vê-las no contexto em que foram emitidas.
SENTIDO DA VIDA
Inicialmente, para que se possa entender o pensamento do místico é necessário que se entenda que o Ser é puro espírito e que ele é encarnado em um corpo hospedeiro com o objetivo de experienciar a vida, evoluir. Assim, o místico parece entender o homem como um viajante que deve executar a sua jornada com o intuito de se transformar, se atualizando e se potencializando através das experiências a serem vividas e se libertando através da compreensão de si mesmo. Afirma que “nascemos neste mundo para renascer, para nos descobrir como pessoas novas e inteiramente livres”. Em outro trecho, o místico coloca que “estamos neste mundo para dele participar, não para ser vencedores ou vencidos”. Não se trata de um jogo de ganhar ou perder, mas de se transformar, não importando, então, se está se vivendo como rei ou como súdito, como superior ou subordinado, não importa “o que” se é, apenas “como” se é.
Para se atualizar e potencializar é preciso a transformação através do auto-conhecimento que ocorre pela investigação obtida observando-se nossos bloqueios, traumas e obstáculos de toda ordem que levarão até suas origens onde, então, poderão