Blenda poliméricas
Blendas Poliméricas-
Além da formação de copolímeros outra forma de modificar as propriedades dos polímeros é a mistura física de mais de um polímero ( blenda polimérica).
Blenda mecânica Os Polímeros são misturados a temperaturas acima da Tg ou Tm para polímeros amorfos e semicristalinos, respectivamente.
Blenda termomecânica Os polímeros são misturados sob taxas de cisalhamento elevados o suficiente para causar degradação que resultam em radicais livres, os quais combinam entre si para formar misturas complexas incluindo componentes enxertados e em bloco.
Por solução Os polímeros são dissolvidos em um solvente comum e o solvente é então removido (“casting”).
Os polímeros podem ser categorizados como miscível e imiscível (característica intrínsecas do par de polímeros), os termos compatível e incompatível referem-se as características de desempenho do material, não importando sua morfologia. A compatibilidade pode ser modificada, a miscibilidade não. Logo, blendas imiciveis podem ser compatíveis.
A diferença entre as blendas miscíveis e imiscíveis se manifesta termos das suas aparências - blendas miscíveis são transparentes enquanto as imiscíveis são opacas - e quanto a propriedades como a temperatura de transição vítrea – blendas miscíveis apresentem uma Tg, única intermediária entre aquela dos componentes individuais, enquanto as blendas imiscíveis exibem Tgs separada sendo uma característica de cada componente.
Uma das questões fundamentais em uma blenda imiscível para que essa tenha utilidade é a interação entre as suas fases que a compõem.
Quando fazemos o diagrama de miscibilidade de uma mistura, obtemos 3 regioes básicas; micivel, metaetavel e imicivel. Tais regiões são divididas por duas linhas; binoidal ( micivel e metaestável) e espinoidal ( entre metaestável e imicivel).
As blendas podem formar materiais homogêneos ou bifásicos. Tal morfologia depende de vários fatores: temperatura de processamento, cinética do