TÓPICOS AVANÇADOS EM MATERIAIS POLIMÉRICOS
ESTADO DE MISTURA E DISPERSÃO DA FASE BORRACHOSA EM BLENDAS PVC/NBR
O artigo em estudo mostra a relação entre o estado de mistura e a dispersão da fase borrachosa em blendas de poli(cloreto de vinila) PVC com borracha nitrílica (NBR)
-Blendas poliméricas:
As blendas poliméricas são sistemas poliméricos originários da mistura física de dois ou mais polímeros e/ou copolímeros, as blendas têm se mostrado uma excelente alternativa, pois propriedades de polímeros podem ser modificadas e ajustadas de acordo com a aplicação requerida.
-Métodos de obtenção de blendas poliméricas:
Existe 3 tipos de métodos de obtenção de blendas:
- Por solução: São obtidas através da preparação de soluções individuais de cada polímero em um solvente comum, com posterior mistura das soluções nas proporções desejadas, então evapora-se o solvente, com isso forma-se um filme.
- Por reticulado polimérico interpenetrantes: são obtidas por uma mistura polimérica onde os constituintes estão na forma de reticulados que se interpenetram e formam um único reticulado.
- Por mistura mecânica no estado fundido: são obtidas pela mistura dos componentes poliméricos em seu estado fundido ou amolecido, esta mistura envolve aquecimento e alto cisalhamento.
- Estado de mistura de blendas poliméricas:
Dentre as características importante quando trata-se de blendas é a miscibilidade ou grau de interação entre seus componentes.
As blendas são miscíveis quando os segmentos moleculares dos componentes poliméricos se misturam sem que haja qualquer segregação entre as moléculas.
Termodinamicamente, o comportamento de equilíbrio de fases em misturas é controlado pela variação da energia livre de Gibbs:
ΔGm=ΔHm - TΔSm
Onde: ΔGm é a variação molar de energia livre de mistura ΔHm é a variação molar de entalpia da mistura T é a temperatura absoluta ΔSm é a variação molar de entropia de mistura
Se:
- ΔGm > 0, o sistema será imiscível, havendo duas ou mais fases