Biologia
DENNER VINICIUS
RELATÓRIO DE BIOLOGIA CELULAR
Trabalho sobre o uso da objetiva de imersão apresentado para fins de avaliação da disciplina de Biologia Celular ministrada pelo Professor Wilson Kanashiro, no curso de Agronomia da Universidade Anhanguera.
RODONÓPOLIS-MT
2012
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade relatar a aula prática de Biologia Celular cujo tema foi uso da objetiva de imersão.
Na referida aula, os alunos conheceram e aprenderam manusear o microscópio com a objetiva de maior resolução, podendo-se observar com o aumento de 100 vezes, protozoários em plena atividade encontrados na agua de um recipiente de uma planta.
2. EQUIPAMENTO
Na aula, foram utilizados microscópios e lâminas com pequenas gotas de agua, que funcionaram como ponto de observação, utilizando-se óleo de imersão na objetiva de aumento de 100 vezes.
3. PROCEDIMENTO
Após, ter começado a observação com a lente de menor resolução, aumento em 10 vezes, obteve-se uma visualização pouca detalhada. Para observar com ampliações maiores basta rodar o revólver no sentido da objetiva da ampliação pretendida, corrigindo-se a focagem com o parafuso micrométrico.
A lente de maior resolução em nossos microscópios era de 100 vezes, sendo que para usa-la colocou-se uma gota de óleo de imersão, que por sua vez tem como objetivo a fixação da luz e aumentar o ganho da imagem. Obtendo assim uma visualização detalhada dos protozoários encontrados.
Com auxilio do condensador conseguimos uma imagem mais nítida, assim observando-os em plena atividade, com movimentações alteradas entre eles.
4. CONLUSÃO
Diante do ocorrido na aula, conclui-se que o uso da objetiva de imersão é de suma importância na observação de pequenos seres vivos não observados a olho