O Pedagogo e seus desafios
As grades curriculares, dos cursos de Pedagogia, atualmente visam preparar o pedagogo, para atuar dentro e fora dos ambientes escolares. Com isso, muitos pedagogos encontram desafios junto à comunidade escolar, assim como na sociedade onde está inserido.
No dia a dia junto à comunidade escolar, o pedagogo interage no campo operacional, isto é, desenvolve a docência, além de ministrar conteúdos interdisciplinares, auxilia na elaboração do material a ser aplicado pelo professor, e acompanha os processos avaliativos de aprendizagem; também interage na gestão escolar, encaminha ações pedagógicas e articula a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, supervisiona e coordena a área pedagógica escolar. Além disso, é o elo principal que une a família e a comunidade escolar, sendo estes os principais desafios do pedagogo.
Na sociedade, onde o pedagogo esta inserido, desenvolve um papel preponderante na educação social (ou na socialização da educação), atuando na defesa de projetos ambientais conscientizando a sociedade; na construção de trabalhos audiovisuais; na educação de trânsito através do lúdico; atividades pedagógicas em hospitais, auxiliando as crianças em momentos de tratamentos difíceis; nas empresas trabalhando a auto-estima e prazer do funcionário em fazer parte da equipe; articulando movimentos sociais para famílias com maior vulnerabilidade social, como projetos de inclusão digital, musicalização, entre outros.
A sociedade de hoje tem desafiado a Pedagogia, exigindo um profissional mais qualificado que interaja em diferentes áreas do saber, e será que estamos preparados? Será que as instituições que preparam esses profissionais da educação não estão dando ênfase apenas para a docência? É necessária que seja feito uma reflexão sobre o currículo da graduação, que aprofunde mais sobre conceitos reflexivos, direcionando as possibilidades educativas em diversas instâncias da sociedade.
Assim, portanto podemos afirmar que