O Parque Estadual Intervales
O Parque Estadual do Intervales (P.E.I.) esta situado na área de continuo ecológico do
Paranapiacaba, e esta entre dois importantes vales, o Vale do Ribeira e o Vale Alto
Paranapanema (Figura1), assim fazendo parte de um dos mais importantes corredores ecológicos de mata atlântica do estado de São Paulo, pertence ao sistema de Unidade de
Conservação (UC) desde 1995 e sendo administrado pela Fundação Florestal (FF).
Figura 1 - Localização do PEI
No parque podemos encontrar uma geologia de característica carbonária de sistema cárstico proporcionando assim a formação de cavidade nas rochas e dando a origem a formação de cavernas, assim formando a “Província Espeleológica do Vale do Ribeira”.
O P.E.I era composto por terras devolutivas chamadas Xiririca AeB e pela fazenda Intervales e assim se estabelece a partir do decreto 44.293/95 o Parque Estadual do Intervales. Possui um
Plano de Gestão Ambiental de 1988, fazendo assim uma análise da situal ambiental e social do paruqe e da região, defendendo assim diretrizes para gestão de zonas com usos recomendados. Algumas diretrizes são:
-Integração regional
-gestão aberta e participativa
- Busca pela sustentabilidade econômica.
O parque possui um Conselho de Apoia à Gestão, criado em 2002, sendo composto por:
- Representantes dos funcionários, dos pesquisadores, da comunidade do entorno, dos empresarios e dos mineradores da região.
- Coopervales
- Prefeituras
- Policia Ambiental
- DEPRN
- CETESB
-Instituto Florestal
Plano de Menejo do Intervales
O parque tem como objetivo garantir a preservação do ecossistema, adimitindo somente o uso indireto do parque. Por causa desse objetico ocorre cinco programas de manejo: - Programa de Administração: Planejamento e Gestão dos recursos humanos, finceiros, fauna, flora , frota, suprimentos geral, manutenção de trilhas e estradas.
- Programa de uso Público: Planejamento e execução de atividades voltadadas