motor eletrico
Introdução
Muitos aparelhos no nosso dia a dia possuem motores elétricos, como o liquidificador e a furadeira, por exemplo. Que tal construir um modelo didático de motor elétrico para aprender melhor como esses aparelhos funcionam!
Materiais necessários
Base de madeira de 12 x 12 cm (por exemplo)
Pedaço de ímã permanente (pode ser de auto falante, por exemplo)
Presilhas de lata das pastas de cartolina (ou tiras de lata)
Fio de cobre esmaltado n°24 ou 26 (aproximadamente 1m)
Pilha de 1,5V ( ou qualquer outra fonte de DDP compatível )
Montagem do projeto
Com o fio esmaltado faremos uma bobina
Para fazer a bobina enrola-se o fio de cobre num cano ou qualquer outro objeto cilíndrico, com cerca de 3 cm de diâmetro. Deve-se deixar livre duas pontas de aproximadamente 2 cm de comprimento, em cada extremidade.
A raspagem do esmalte do fio de cobre nas extremidades, deve ser feito da seguinte maneira:
Primeiro, deve-se raspar com uma lâmina todo o esmalte de uma das extremidades, dando uma volta completa. A outra extremidade, só é raspado o esmalte de meia volta do fio. Isso porque em um plano ambas extremidades estão raspadas, e em contato com as tiras, dando contato para a passagem de corrente elétrica. E consequentemente no outro plano, somente uma das extremidades em contato com as tiras estará raspada, não permitindo assim a passagem de corrente elétrica. E consequentemente não gerando campo magnético em torno da bobina.
Preparando o suporte do experimento
Para fazer os suportes da bobina utiliza-se tiras de lata , dando-lhes o formato indicado na figura a seguir e prendendo-as a uma base de madeira;
Coloque a bobina sobre o suporte, verificando se ela pode girar livremente. Se isso não ocorrer, alinhe as extremidades da bobina de modo que elas fiquem bem retas e opostas e veja se as depressões nos suportes estão em linha reta, no mesmo nível e do mesmo tamanho;Ligue com fios de cobre cada uma das lâminas do suporte a uma