intervales
Introdução ……………………………………………………………………..1
Materiais………………………………………………………………..………1
Local………………………………………………………………..…………...1
Desenvolvimento………………………………………………………… 2 a 4
Introdução :
O objetivo da viagem foi fazer um melhor estudo sobre as rochas, estudadas no 1º bimestre, fazer uma observação mais aprofundada sobre esse assunto. Outros objetivos como o conhecimento sobre a fauna e flora características da Mata Atlântica, relações ecológicas, e os costumes e atividades dos moradores locais também puderam ser realizados.
Materiais:
-Bússola
-Carta de escala numérica( 1:50 000) e gráfica
- vela
-fósforo
Local
Parque Estadual do Intervales
- Trilha da Caçadinha
- Gruta Colorida
- Caverna Paiva ( divisa com o Parque)
Desenvolvimento
O Parque Estadual do Intervales foi fundado em 8 de junho de 1995, tem 41 mil alqueires, sendo que 1 alqueire equivale 16m², ele abrange os municípios: Guapiara, Ribeirão Grande, Sete Barras, Eldorado e Iporanga. O parque apresenta formato de um 8 torto, este antes de ser tomado pelo estado era caracterizado por duas fazendas , a “Oriente” e “Banespa”.
O subsolo da região é tomado pela rocha Calcária, isso explica a fácil ação das águas sobre as rochas da região, fato comprovado pela grande quantidade de cavernas, que são formadas pela ação das águas subterrâneas, principalmente sobre rochas solúveis, como é o caso da rocha Calcária. Os antigos fazendeiros da região utilizavam a área para a extração de calcário, que era utilizado por eles na produção de cimento. Uma das cavernas é a Gruta colorida, que chega a 2000m de profundidade, porém apenas 700m são percorridos. Dentro das cavernas podemos encontrar as estalagmites e e estalactites, formações que tem origem da água que escorre do teto da gruta, essa água apresenta bicarbonato de cálcio em solução, dele se desprende o carbono, precipitando essa solução em forma de calcita, que