trab pedagoia

528 palavras 3 páginas
Os gêneros textuais devem vim como um mecanismo de ensino, mostrando como a gramática pode ser trabalhada, sem ser vista como base de atividades tradicionais e fragmentada.
A gramática contextualizada, são aulas acerca da análise de nomenclatura e classificações, que se baseiam em um texto fragmentado, ou não, mas sem analisar o seu gênero textual. Se torna uma matéria monótona e fatigante, o ensino dessas particularidades morfológicas, sintáticas e semânticas, conduzia-o a “decorar” para a avaliação. A mesma, pode ser trabalhada através dos textos conforme o seu gênero textual, ou seja, trabalhar os dois em simultaneamente. É importante explorar o texto em diversas maneiras, no seu gênero, função, estrutura, no grau de formalidade, e também trabalhar a gramatica dentro desse texto, visto que há aspectos gramaticas presentes.
Mesmo sem perceber, a criança está constantemente em contato com os mais diversos gêneros textuais, ela assiste programas televisivos, escreve cartas para família e coleguinhas, ouve conversas em diferentes situações. Ela convive com essa variedade de enunciados, tanto orais como escritos, mesmo antes de ir à escola, e desenvolve-se muito bem, a criança faz narrações, descreve objetos, transmite o que acontece em seu cotidiano. O uso da língua vinculada à aspectos culturais e sociais, proporciona ao educando saber por que está elaborando um texto, a sua finalidade e para quem escreverá.
Todo texto é fundado de um gênero e não há como alfabetizar sem avaliar a imensidão de gêneros presentes. A língua não é desassociada da atividade humana, trabalhar gêneros, é trabalhar com características sócio comunicativas que são estabelecidas por conteúdos e suas finalidades próprias, como cartas, bilhetes, noticia, receita culinária. Esses gêneros contribuem no desenvolvimento da linguagem e da competência comunicativa de crianças.
Como trabalhar esses gêneros? Propondo aos alunos que façam trabalhos acerca de tal gênero, por exemplo, uma cartinha

Relacionados