GRAU DE ALAVANCAGEM OPERACIONAL
Conceito:
A alavancagem operacional é medida pela proporção dos custos fixos em relação aos custos variáveis. Pode-se dizer que para os produtos que tem uma alta alavancagem operacional, caracterizada por altos custos fixos e baixos custos variáveis,pequenas alterações no volume de vendas irão resultar em grandes mudanças nos lucros. Já para os produtos que têm uma baixa alavancagem operacional, caracterizada por baixos custos fixos e altos custos variáveis, as mudanças no volume de vendas não resultarão em grandes mudanças nos lucros.
O nível de alavancagem operacional necessita ser bem analisado, pois reflete o comprometimento da empresa em relação ao seu nível de produção e com isso o grau de risco, no que se refere a sua lucratividade.
A Alavancagem Operacional tem como ponto de partida o aumento das vendas, em contrapartida aos custos fixos. É determinada em função da relação existente entre as receitas operacionais e o lucro antes de juros e imposto de renda conhecido como LAJIR.
Exemplo:
Um esquema básico, para a determinação do LAJIR é o apresentado a seguir.
RECEITA DE VENDAS
MENOS: CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS
LUCRO BRUTO
MENOS: DESPESAS OPERACIONAIS
=LAJIR
De posse do esquema apresentado, pode-se fazer as seguintes observações:
1)O LAJIR é o lucro operacional, obtido nas demonstrações de resultados das empresas.
2)Estão incluídas nas despesas operacionais, depreciações e outras despesas que não representam saída efetiva de caixa.
3)Somente de posse de informações privilegiadas, é que poder-se-á dividir os custos fixos dos custos variáveis, uma vez que as demonstrações de resultados das empresas não trazem esta distinção.
Supondo, entretanto, possuir todas as informações necessárias, o exemplo a seguir servirá de suporte para o entendimento da alavancagem operacional.
EXEMPLO: A empresa ABC comercializa um produto, cujo preço unitário de venda é R$ 3,00, custo variável unitário de R$ 0,50 e custo fixo