O papel e as contribuições do serviço social na educação
Resumo:
O presente artigo traz uma discussão do papel e das contribuições do Serviço Social na educação, focando na importância de haver esse profissional atuando na intervenção de demandas presentes nas escolas. Ressaltar as atribuições e a pratica em áreas onde necessita que o assistente social auxilie e de subsidio a escola, propondo estratégias que venham diminuir questões como: baixo rendimento escolar, evasão escolar, problemas de disciplina, drogas, violência, etc. Lembrando que essa inserção será um desafio, pois poucos conhecem a capacidade do trabalho deste profissional, no entanto acredita-se que pode favorecer e contribuir para o ingresso, reingresso e permanência destes jovens na escola. Enfim trata-se de artigo cujo principal objetivo e esclarecer o papel e a contribuição do Serviço Social na educação.
Palavras- chaves: Serviço Social – Educação-Questão Social
Introdução
A inserção do profissional de Serviço Social na educação é um grande desafio, já que a pratica desta, ainda é pouco conhecida, pois deixou de ser uma profissão que era um mecanismo de distribuição de caridade para entrosar na execução de políticas públicas voltado para questões sociais do Estado. Como deixa bem claro Yamamoto (2008, pag.94):
O Serviço Social deixa assim de ser um mecanismo de distribuição de caridade privada das classes dominantes para se transformar em uma engrenagem de execução de políticas sociais do Estado e setores empresariais que se tornam seus maiores empregadores.
Com isso a sua historia política e seu desenvolvimento desde o movimento de Reconceituação vem abrindo espaço para uma nova pratica na sociedade.
Neste sentido o presente trabalho traz uma discussão sobre o papel e as atribuições do assistente social na educação, baseando –se no histórico- metodológico da profissão. O Serviço Social na área da educação vem articular seu conhecimento ao trabalho do