Cipa
“Pesquisa revela que a CIPA é uma ferramenta indispensável para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho e melhorias nas condições de trabalho nas empresas do Brasil, porém é formada de contrastes e nem sempre funciona como deveria ou mesmo recebe o valor que merece.”
Sobre a pesquisa:
Durante 45 dias o site www.segurancanotrabalho.eng.br com o apoio da Revista Proteção disponibilizou uma pesquisa sobre a atuação das CIPA’s no Brasil, buscando levantar informações e dados relevantes a respeito de um mecanismo de ação comprovada para a qualidade de vida dos trabalhadores. Participaram da pesquisa centenas de profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho ( técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, estudantes de segurança e medicina do trabalho e demais profissionais que atuam na área e que de alguma forma já tiveram oportunidade e a experiência de participar e atuar numa CIPA. A pesquisa buscou levantar informações e dados sobre a atuação das CIPAS´s no Brasil em seus aspectos técnicos e administrativos e os resultados obtidos você acompanha a partir de agora.
[pic]
TST= Técnicos de Segurança no Trabalho / EST= Engenheiros de Segurança no Trabalho
MT= Médicos do Trabalho / CST= Consultores em Segurança e Medicina do Trabalho
OUTROS= Outras profissionais ligadas á área e estudantes
[pic]
O empresário e a CIPA:
Um tema muito delicado foi levantado pelos profissionais participantes: a falta de compreensão dos empresários para com a necessidade de uma CIPA estruturada, forte, incentivada e atuante. Técnicos de Segurança do Trabalho revelam que muitos empresários não possuem noção do que significa a CIPA ou possuem uma idéia superficial. Para eles (empresários) a CIPA é algo ligado a área de Segurança no Trabalho que por sua vez significa