O Papel Transformador do Professor
IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”
Adelma Lira
Graciela Souza
Lucimara Grilo
Ricardo Braga
Silvana Franco
O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NA SOCIEDADE
Santo André
2013
UNIESP
IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR “SANTO ANDRÉ”
Adelma Lira
Graciela Souza
Lucimara Grilo
Ricardo Braga
Silvana Franco
O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NA SOCIEDADE
Projeto Integrador de Iniciação Científica (PIIC), apresentado ao curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior “Santo André” – UNIESP/IESA, como exigência parcial para a aferição das notas das avaliações N1 e N2.
Orientador(a): Maria Inês
Santo André
2013
RESUMO
Este artigo tem por objetivo explorar o papel do professor na transformação da sociedade. Segundo Gadotti (1998), faz-se necessário que o professor se assuma enquanto profissional do humano, social e do político. Desenvolvendo um estudo sobre quais são os valores e tendências que contribuem para a efetivação de um trabalho socialmente significativo, levando em consideração a heterogeneidade do público com o qual se trabalha as condições impostas e as inovações para que se alcancem os objetivos necessários para a construção do indivíduo.
Palavras-chave: Professor; Educação; Transformação; Sociedade.
INTRODUÇÃO
O professor, desde os primórdios da educação, como expõe Libâneo (1984), foi considerado o centro de equilíbrio na escola, era ele o responsável pela “transmissão” do conhecimento na forma de verdade absoluta a ser apreendida. Entretanto, como afirma Jean Piaget (2006) educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente, ou seja, a escola precisa adaptar-se as mutações do mundo, expondo conteúdos concretos, vivos como instrumento de apropriação do saber, transpondo as informações do livro didático, dessa forma, atinge os interesses populares, já que somente a escola poderá contribuir para suprimir a seletividade social e torná-la democrática.
Libâneo (1984), expõe que o conhecimento é