Reflexões sobre o papel do professor em uma educação baseada na pedagogia crítica
MOREIRA, Ângela
Resumo: O presente artigo tem como objetivo expor e discutir algumas perspectivas de uma educação baseada na pedagogia crítica, tendo em seu foco principal a postura do professor como elemento indispensável na formação da identidade dos estudantes. Visto que as escolas e os educadores quando subestimam seu potencial de transformadores da sociedade, se resumem a meros transmissores de conhecimento, desconsiderando o papel crítico,libertador e transformador da educação.
Palavras chave: pedagogia crítica, educação, liberdade.
Considerações introdutórias:
A pedagogia crítica é uma filosofia educacional vista por Henry Giroux como um movimento guiado por paixão e princípio, que ajuda os estudantes a desenvolverem consciência de liberdade,reconhecer o autoritarismo e unir o conhecimento à habilidade de tomar atitudes construtivas.Giroux defendia aos professores uma postura de intelectuais transformadores.
. A pedagogia crítica foi fortemente influenciada pelos trabalhos de Paulo Freire, um dos mais aclamados educadores críticos. Freire defende a habilidade dos estudantes de pensar criticamente sobre sua situação educacional e acredita que esta forma de pensar os permite reconhecer conexões entre suas experiências e o contexto social em que estão imersos desenvolvendo sua consciência e conscientização. Também as idéias de Antonio Gramsci, político e pensador marxista italiano, tiveram influência no desenvolvimento do conceito. Suas idéias passaram a ser discutidas no Brasil a partir da década de 1970, várias décadas depois de terem sido escritas e publicadas. A pedagogia crítica surgiu como resposta à educação tradicional onde as escolas se resumem a locais de instrução e os educadores recusam a natureza política do ensino recolhendo-se ao domínio da técnica pedagógica e à transmissão de conhecimento instrumental visando a reprodução