O papel social da ciência da informação no desafio para o consumo consciente do bem mais precioso da terra: a água
José Aparecido Augusto Renata Gonçalves
O PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO DESAFIO PARA O CONSUMO CONSCIENTE DO BEM MAIS PRECIOSO DA TERRA: A Água
São Carlos 2012
José Aparecido Augusto Renata Gonçalves
O PAPEL SOCIAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO DESAFIO PARA O CONSUMO CONSCIENTE DO BEM MAIS PRECIOSO DA TERRA: A Água
Dissertação apresentada ao Departamento de Ciência da Informação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, como parte dos requisitos para obtenção de aprovação na disciplina de Orientação e Normalização Documentariais.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Luzia Sigoli Fernandes Costa
São Carlos 2012
RESUMO Destaca a importância da Biblioteconomia e Ciência da Informação no papel de disseminadora do conhecimento, que deve comprometer-se, também, em campanhas de cunho social, principalmente quanto às questões que exigem grande esclarecimento público para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Um dos temas mais urgentes, que deve envolver ações de informação no sentido de preservação da vida e proteção das gerações futuras, é o esclarecimento da complexidade para a implantação e manutenção de redes de abastecimento do bem mais essencial e precioso para a vida na Terra: a água para consumo humano. Especialmente no atual contexto de informação e comunicação, quando se promovem campanhas governamentais para comprometimento de todos na utilização racional deste bem natural, finito. A Ciência da Informação, assim, deve cumprir seu papel como fomentadora da leitura e cultura, esclarecendo de maneira ampla e, ao mesmo tempo, em linguagem acessível a todos os indivíduos, letrados ou não.
Palavras-chave: Água. Biblioteconomia e Ciência da Informação. Comprometimento. Informação e conhecimento. Responsabilidade social.
ABSTRACT Stresses the importance of Library and Information