Marketing estrategia
“A estratégia começa com uma visão de futuro para a empresa e implica na definição clara de seu campo de actuação, na habilidade de previsão de possíveis reacções às acções empreendidas e na direcção que a levará ao crescimento”. Para isso, todas as empresas devem preparar acções que consistem em: estratégia de marketing, tecnologia e procura de recursos conciliáveis.
De acordo com Kotler e Keller, os ingredientes-chave do processo de administração de Marketing são as estratégias e planos criativos e ponderados que possam nortear as actividades de Marketing.
A estratégia de Marketing consiste no conjunto de objectivos que a organização atribui para a sua função de Marketing, a fim de dar suporte à estratégia corporativa global. Então, a determinação dos objectivos da empresa; a selecção dos seus mercados-alvo; o desenvolvimento de um composto de Marketing apropriado para cada um; decisões sobre produto, preço, promoção, distribuição, diferenciação e posicionamento; a distribuição de recursos necessários para alcançar as suas metas; entre outros, permitem compreender o ambiente “mercadológico” e, a partir deste, adaptar estrategicamente empresas, bens ou serviços ao mercado.
Os objectivos estratégicos são, deste modo, os grandes resultados a atingir em cada uma das prioridades estratégicas, assentes em objectivos organizacionais que as concretizam.
Após as análises anteriormente efectuadas, verifica-se que as principais prioridades estratégicas para o grupo Unicer deverão incidir nos pontos fracos da organização: pouca implantação produtiva fora de Portugal, melhoria da rede de distribuição a nível interna que se encontra pouco desenvolvida na zona sul do país. Outras das prioridades estratégicas deverá incidir no crescimento do negócio, aumentando o valor das vendas líquidas.
Apesar de em 2010 a Unicer ter sido reconhecida como a 8ª empresa nacional que mais investe em inovação, deverá continuar como prioridade o investimento