O papel dos pais na educação e formação espiritual da criança
O Papel dos pais na educação e formação espiritual da criança
Santo André
2013
INTRODUÇÃO
Sabendo-se que nos primeiros anos os pais são o principal referencial na vida da criança, é fundamental que sejam fonte segura de aprendizado ético, social e, principalmente, espiritual, pois é através dessas informações que a criança se formará e adquirirá, ou não, o discernimento que levará por toda a vida.
Entendendo que o cristão fundamenta seus princípios á luz da Bíblia, é passada a responsabilidade cristã da formação dos filhos aos pais de forma valorosa e importante, orientando-os a primeiro viver a Palavra e depois ensinar aos filhos. Mas em um mundo pós-moderno, onde uma nova informação é transmitida a cada segundo em nosso cérebro, como aplicar esses ensinamentos de modo que a criança o adquira para a sua vida?
Por diversas vezes foi realizado estudos e pesquisas a respeito da forma de aprendizagem da criança e da forma de onde se origina a razão. Neste estudo, baseado na área da psicologia sócio-interacionista, será abordado o conceito do construtivismo de Jean Piaget, com o objetivo de relacioná-lo a educação espiritual no lar cristão, através dos pais.
O construtivismo vê o desenvolvimento intelectual e formação do conhecimento como um saber construído, assimilando conhecimentos e adaptando à estruturas já existentes, onde, através de um ensino ativo, a criança forma a bagagem e se chega ao conhecimento, que é consultado e reconstruído através de novas assimilações, podendo assim, modificar conhecimentos já obtidos e enfrentar novas situações e tomar decisões com o que já lhe foi assimilado. Nesta pesquisa não foi tomado a teoria do construtivismo como absoluta, mas identificando os pressupostos epistemológicos sobre os quais se assentam e verificar o que é aplicável na prática do ensino da Bíblia pelos pais.
Espera-se que os pais entendam qual a importância do papel de