biologoa
Nomenclatura de Compostos Orgânicos
O sistema de nomenclatura que usaremos no Curso foi desenvolvido pela Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada). O nome de um composto orgânico tem quatro partes de acordo com o sistema de nomenclatura IUPAC: prefixo, localizador, cadeia principal e sufixo. O prefixo especifica a localização e a identidade dos vários grupos substituintes na molécula; o localizador dá a localização do grupo funcional primário; a cadeia principal seleciona a parte essencial da molécula e nos diz quantos átomos de carbono fazem parte dessa cadeia; e finalmente, o sufixo identifica o grupo funcional primário.
CH2CH3
I
CH3CH2CH2CH-CH3
Nomeado como um hexano substituído
CH3
I
CH2
I
CH3-CHCH-CH2CH3
Nomeado como um heptano substituído
I
CH2CH2CH3
Prefixo -Localizador -Cadeia Principal-Sufixo
/
Onde estão os substituintes? I
\
Onde está o grupo funcional primário?
Quantos átomos de carbono?
\
Qual é o grupo funcional primário?
À medida que abordarmos novos grupos funcionais no curso será introduzido as regras de nomenclatura IUPAC. Além disso, na parte II deste resumo da nomenclatura de compostos orgânicos também abordamos as regras de nomenclatura para compostos orgânicos com mais de um grupo funcional. No momento, veremos como nomear alcanos de cadeia ramificada e aprenderemos algumas regras gerais de nomenclatura que se aplicam a todos os compostos.
A maioria dos alcanos de cadeia ramificada é nomeada seguindo as quatro etapas descritas a seguir.
Para alguns poucos compostos é necessária uma quinta etapa.
ETAPA Nº 1 - Identifique a cadeia principal
Identifique a cadeia de átomos de carbono mais longa e contínua e use o nome dessa cadeia como o nome da cadeia principal. A cadeia mais longa nem sempre está aparente na