o papel dos freelancers
ricardo soares de miranda
o papel dos freelancers nos novos modelos empregatícios.
Londrina
2013
ricardo soares de miranda
O papel dos freelancers nos novos modelos empregatícios.
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Teoria Geral da Administração; Comunicão e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.
Professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.
Londrina
2013
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos – principalmente em função da tecnologia da informação - o mundo tornou-se muito mais dinâmico e globalizado. Esta nova forma de organização, flexível e dinâmica traz consigo a necessidade de reconfiguração dos modelos administrativos.
Muito se discute hoje estas transformações ocorridas nos padrões de administração. Quais as benesses e qual a problemática desta nova forma de administração são hoje questões de grande interesse. Uma das facetas destas reflexões sem nenhuma dúvida é permeada pela mudança dos modelos padronizados de vínculos empragatícios, mais precisamente pela inserção no mercado dos freelancers, funcionários com atuação mais flexível. É este o tema de reflexão deste trabalho.
QUESTÕES
Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito a sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?
A IBM apresenta um modelo inovador de gestão, com uma visão sistêmica e uma gestão participativa, possibilita aos