O papel do supervisor na escola inclusiva
RESUMO
O fato de crianças e jovens com diferentes possibilidades de freqüentarem os mesmos espaços escolares exige do supervisor um trabalho em como agente que promove a aprendizagem, atuando com base em uma pedagogia centrada no aluno, e não no conteúdo, com ênfase na aprendizagem, e não apenas no ensino, que desloque o eixo da ação pedagógica do ensinar e aprender. O trabalho do supervisor na construção dessa escola inclusiva será o principal objetivo desse artigo, conscientizando sobre a importância da preparação de todos na construção do conhecimento em educação especial, enfocando os diversos autores como Arroyo ( 2000), Bueno ( 2006), Esteves (1990), dentre outros que analisam os fundamentos filosóficos e teóricos da educação especial para que toda a escola possa compartilhar experiências que são determinantes no ensino aprendizagem. Assim cabe ao supervisor promover neste processo uma análise critica de suas propostas de modo a diminuir as desigualdades, promovendo um amplo processo de inclusão.
Palavras-chave- Espaços escolares. Inclusiva. Fundamentos. Supervisor
Introdução
Como as pessoas com deficiência foram tratadas no decorrer da história da humanidade. Esse é um tem importante a ser discutido na construção de uma educação inclusiva. Nos dias atuais, a escola tem um papel fundamental para ajudar a incluir esses jovens na vida em sociedade. E o supervisor tem entre suas diversas funções oferecer uma escola de qualidade para todos, que considere os alunos em sua diversidade, e aproveite a riqueza que as diferenças podem trazer para a construir um espaço não somente de aprendizagem de conteúdos curriculares, mas também de respeito e cidadania.
Vê-se hoje que dentre vários aspectos importantes na construção de uma escola inclusiva, exige-se discutir o papel da escola, da supervisão escolar, o desenvolvimento profissional do professor como fatores de mudança para atender as