O papel do profissional de recursos humanos
1.1 Caráter multivariado da ARH
A ARH é uma área interdisciplinar: envolve necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, de Sociologia Organizacional, de Engenharia Industrial, de Direito do Trabalho, de Engenharia de Segurança, de Medicina do Trabalho, de Engenharia de Sistemas, de Cibernética etc.
Os assuntos normalmente tratados em ARH referem-se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimentos: fala-se em aplicação e interpretação de testes psicológicos e entrevistas, de tecnologia de aprendizagem individual e de mudança organizacional, nutrição e alimentação, medicina e enfermagem, serviço social, plano de carreiras, desenho de cargos e da organização, satisfação no trabalho, absenteísmo. salários e encargos sociais, mercado, lazer, incêndios e acidentes, disciplina e atitudes, interpretação de leis trabalhistas, eficiência e eficácia, estatísticas e registros, transportes para o pessoal, responsabilidade no nível de supervisão, auditoria, e um sem-número de assuntos extremamente diversificados.
1.2 As cinco fases evolutivas da Gestão de Pessoal:
1º Fase - Contábil (ou pré-histórica)
De 1890 (República) até 1930 pouco se pode dizer sobre Administração de Recursos Humanos:
A legislação trabalhista, praticamente inexistia embora os trabalhadores fossem bastante reivindicadores, já que em sua maioria eram imigrantes.
Surgimento do guarda-livros.
As atividades de pessoal são exercidas conjuntamente com a contabilidade, o expediente, controle de materiais e funções de apoio.
“O trabalhador nada mais era que uma conta fechada no momento que deixava de trabalhar” (Serson, José)
2ª Fase - Legal ou Jurídico-trabalhista
De 1930 até 1943, se caracteriza pela criação da CLT em 1943, inspirada na Carta do “Lavoro” – Itália fascista Mussolini organização da Justiça do Trabalho, criação do Ministério do Trabalho, imposto sindical. gestão de pessoal passa a ser