0128865001380120542Ana Maria Kaspar E Raquel Engeroff

701 palavras 3 páginas
Reflexões sobre a área de Recursos Humanos e o papel do profissional de RH
Ana Maria Kaspar e Raquel Engeroff
Por muito tempo a área de Recursos Humanos era vista apenas como operacional, responsável pelo processo de pagadoria. Porém, a gestão de recursos humanos tem passado por grandes transformações nestes últimos anos, em função da necessidade das empresas de incrementar a sua capacidade competitiva para enfrentar a concorrência dos mercados globalizados. As empresas têm percebido a importância dessa área, pois passaram a reconhecer o valor das pessoas dentro das organizações. As pessoas deixaram de serem vistas apenas como números ou recursos, e passaram a ser reconhecidas como fatores essenciais para o alcance dos resultados da organização.
(BENVENUTO, 2011).
De acordo com Chiavenato (1999) as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Desta forma, a área de Recursos Humanos passa a ser reconhecida pela gestão e passa a ter importância estratégica para as empresas. Mas afinal de contas, qual é o papel da área de RH e do profissional de RH?
O RH deve ser o parceiro estratégico da organização e participar ativamente na definição das estratégias organizacionais, contribuindo com o alcance dos objetivos organizacionais. O RH deve ser também um especialista administrativo, buscando a eficiência através da melhoria e otimização de processos, redução de custos e a garantia da qualidade. O RH deve ser um elo de ligação entre os colaboradores e a alta gestão.
Deve ser um defensor dos funcionários, gerenciando de forma participativa suas contribuições para a organização, reconhecendo problemas, desejos e necessidades dos funcionários, ouvindo-os e proporcionando-lhes recursos para que se sintam motivados e engajados a desempenharem suas funções, entregando resultados e contribuindo para o sucesso da organização. O RH deve ter a capacidade para mudar, renovar, inovar e criar,deve ser um agente de

Relacionados