trabalho de pesquisa
A “LUTA” COTIDIANA DE FAMÍLIAS POBRES URBANAS EM FORTALEZA
MARANGUAPE-CE 2013 PALLOMA ARAÚJO RODRIGUES
A “LUTA” URBANA COTIDIANA DE FAMÍLIAS POBRES URBANAS EM FORTALEZA
Resenha crítica apresentada à Faculdade Kurios (FAK) como requisito parcial de avaliação da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, ministrada pelo professor Renato Carneiro.
MARANGUAPE-CE 2013 PRADO, Antonia Ieda de Sousa. A “luta” cotidiana de famílias pobres urbanas em Fortaleza. In: CAMPOS, Casemiro de Medeiros; BATAGLIA, Érika. Filosofia em onze atos. Fortaleza: Editora Caminhar, 2011. P 45 – 54
Doutora em Sociologia da Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em gestão escolar pela Universidade Vale do Acaraú – UVA. Bacharel e Licenciada em Sociologia. Professora titular da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF.
O texto aborda uma entrevista e um conjunto de reflexões em quatro tópicos obtendo introdução e considerações finais. São conceitos mais amplos do cotidiano de pessoas pobres que vivem as angústias de uma vida de miséria e incertezas na luta pela sobrevivência em Fortaleza.
Percebe-se claramente que o principal foco da pesquisa é o cotidiano, as condições de precariedade das famílias, o papel da mulher como mãe, dona de casa e de chefe da família. A primeira parte: