O papel do professor
Chegamos ao século XXI e quase nada mais impede ao homem o pleno acesso à informação a era da informática chegou e explodiu no final do século XX. Devido à grande quantidade de informações disponíveis e circulantes, torna se cada vez mais necessário que a escola desenvolva nos alunos a capacidade de selecionar as informações para transformá-las em conhecimento. Neste contexto para onde vai a educação?
Se a educação para um pouco no método tradicional fica para trás, ultrapassada, é preciso rever investigar novas maneiras de passar conhecimento que leve o aluno ao interesse de explorar esse mundo de saberes. O papel do professor assim como a função da escola tem que direcionar nova metodologia de ensino para assim responder ao anseio de uma sociedade que avança cada vez mais rápido para o futuro.
Ou seja, tudo o que rodeia a educação é fruto de nossa própria história como sociedade, a educação também faz parte dos caminhos tomados pela humanidade em sua incansável procura de cultura e conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A FUNÇÃO DA ESCOLA A formação do professor depende do contexto histórico-social em que ele se encontra, e esse mesmo contexto encontra-se em constante transformação, podemos entender que o professor não se forma de uma vez por todas, ao contrário, tem seu processo de formação continuado e dinamizado pela própria mudança social, a qual é histórica e, portanto, mutável ao longo tempo.
Paulo freire nos ensina que:
“Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo.” Um novo modelo de aprender a aprender, na área de educação, ganhou força com o surgimento do computador