Meteorologia
Convencionais
De construção muito simples, é composto por uma lâmina que gira em torno de um eixo pela acção do vento. Vem desde os tempos dos gregos e além de indicador da direcção do vento, serve ao mesmo tempo de ornamento.
CATAVENTO
Anemómetro de copos ou de molinete cuja rotação se transmite a um contador mecânico que indica directamente o comprimento (o número de Km, por exemplo) do vento que passou.
TERMO-HIGRÓGRAFO
ANEMOMETRO TOTALIZADOR
Pequeno abrigo de paredes de madeira, porta e fundo de dupla persiana, favorecendo a ventilação interior e impedindo que a radiação solar afecte os instrumentos colocados no seu interior. Devem estar pintadas de branco.
Instrumento que se utiliza para registar de forma simultânea a temperatura e a humidade relativa do ar. As unidades de medida são, respectivamente, o grau Celsos (°C ) e a percentagem (%).
A medição de temperatura realiza-se através de um elemento sensível denominado
“bimetálico”, ligado a um sistema de transmissão e amplificação, que regista as alterações de temperatura sobre o diagrama.
A humidade relativa (HR), regista-se através de um feixe de cabelos que se dilata ou contrai, produto da maior ou menor quantidade de vapor de agua na atmosfera. Este movimento também é transmitido mediante um sistema similar ao do registo da temperatura, permitindo também desenhar as variações de HR.
ABRIGO METEOROLÓGICA OU GUARITA
.
A duração da insolação determina-se concentrando os raios solares sobre uma banda com uma tira de cartão, que vai queimando no ponto no qual se forma a imagem do sol. Caso a focalização sobre a banda se faça com uma lupa, será necessário desloca-la constantemente em função das variações diurnas e sazonais da posição do Sol. Para evitar este inconveniente, utiliza-se uma esfera de vidro (como se pode verificar na figura).
Assim, a banda de registo coloca-se de forma apropriada sobre um suporte curvo, concêntrico com a