O papel do professor
Engenheiro Coelho
“Qualidades necessárias para um professor na inclusão.”
Nome: Mara Aparecida da Rocha
Letras 2 semestre
Prof. Mara Sales
Estatuto
Começo minha pesquisa com um artigo da Revista Sentidos de dezembro de 2003 que fala sobre um dos instrumentos de inclusão: “a criação de um estatuto que fará direitos da pessoa com deficiência avançar e serem efetivamente respeitados”.
“Acreditando que o estatuto se tronará um instrumento de referência, o que se espera é que ele dê os respaldos legais necessários para que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos básicos de ir e vir, de ter acesso a saúde, trabalho, educação e lazer. Para que isso aconteça, será preciso que ele faça sob uma ótica inclusiva. É isso que defendem documentos internacionais que tratam do tema, como a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. A linha inclusiva sugere que a sociedade mude e se adapte para ser capaz de acolher todas as pessoas, incluindo as com deficiências, promovendo a igualdade de oportunidades e respeitando às diferenças.”
“Toda legislação vigente que trata dos direitos do deficiente em diferentes âmbitos estará compilada no estatuto. O Estatuto pode significar um marco na história da luta pela inclusão das pessoas com deficiência. Creio que meu projeto será o desaguadouro das aspirações, das reivindicações e da busca das soluções para os problemas que ainda excluem a pessoa com deficiência”, Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto do Estatudo.
Em 2011 vemos que este projeto mudou a história dos portadores de deficiência e que realmente todos eles obtiveram algo de bom a partir da vigência da lei. Mas também vemos que foi um processo longo e continua sendo uma difícil tarefa para todos que tem a responsabilidade de trazer lazer, saúde, trabalho e principalmente educação para todos os que possuem uma