o papel do pedagogo
Desde os tempos remotos, a canção é utilizada como meio de ensinar, entreter e socializaras crianças, sendo, dessa forma, um importante artefacto pedagógico para a actuação do educador, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, fazendo com que estes possam interagir com os colegas e com o meio, contribuindo, assim, com a construção da sua identidade. Esta, além de ser um meio de integrar e divertir, pode ser uma importante aliada no processo de aquisição de conhecimentos e valores tão necessários para a formação humana.
O presente trabalho procura observar a importância da canção no processo de ensino e aprendizagem. Na socialização entre os alunos e na construção e/ou na valorização da identidade destes, caracterizando, portanto, um aprendizado lúdico, estimulante e edificante, além de procurar trazer contribuições relevantes para o estudo da importância da canção no processo de ensino e aprendizagem.
A canção é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. Ela está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. No presente trabalho analisamos literaturas especializadas em educação relacionada à importância que a música tem no aprendizado de crianças que estão na educação infantil.
É difícil encontrar alguém que não se relacione com a música escutando, cantando, dançando, tocando um instrumento, em diferentes momentos e por diversas razões. Surpreendemo-nos cantando aquela canção que parece ter “cola” e que não sai da nossa cabeça e não resistimos a, pelo menos, mexer os pés, reagindo a um ritmo envolvente. Portanto, não é mero acaso que a música é empregada nos diversos campos da atuação humana. As interação entre os aspectos