O PAPEL DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO TRABALHO
RESUMO
O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura com objetivo de apresentar uma reflexão teórica da saúde do trabalhador e do papel profissional de enfermagem do trabalho, em relação a origem, evolução, conceito e leis que marcaram a história de ambos. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema. Por meio da literatura consultada, observou-se o avanço nas políticas públicas voltadas para a saúde do trabalhador e o vasto campo e as diversas atribuições inerentes que o enfermeiro do trabalho tem nesta área.
Palavras-chaves: saúde do trabalhador, enfermagem e enfermeiro do trabalho.
INTRODUÇÃO
A saúde é resultante de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos. Diante disso a promoção da saúde compreende um conjunto de ações desenvolvidas pela população, pelos serviços de saúde, pelas autoridades sanitárias e outros setores sociais e produtivos, dirigidas para o desenvolvimento de melhores condições de saúde individual e coletiva.
A área de saúde do trabalhador busca a preservação, manutenção, promoção e recuperação dos trabalhadores nos diversos espaços laborais, de alcance coletivo, implicando na forma de ações multidisciplinares e interdisciplinares contemplando diversos aspectos e vários profissionais envolvidos nesse processo (LUCAS, 2008).
A enfermagem como uma área do conhecimento que se preocupa com o cuidado prestado aos seres humanos por outros e é nessa perspectiva que se constitui a base da articulação entre a enfermagem como profissão e a saúde do trabalhador como foco de intervenção (EBLILNG e CARDOSO, 2010).
Nesse contexto este estudo tem como objetivo refletir em torno do papel o enfermeiro na assistência a saúde do trabalhador, bem como apontar as ações desse profissional na promoção e prevenção à saúde. METODOLOGIA
O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em