Cultura Hipster e Moda
E
CULTURA HIPSTER
Itabira - 2013
Moda Contemporânea e Cultura Hipster
Itabira
2013
Introdução
O trabalho a seguir trata-se da Moda Contemporânea, como a moda é vista hoje em dia, como a cultura influencia a moda e vice-versa, a moda como uma cultura, entre outras coisas. E também sobre a Cultura Hipster, uma nova tribo que vem tomando conta dos centros urbanos e que tem ligação direta com o mundo da moda. Procuramos explicar as duas, para que possamos relacioná-las melhor com os conceitos sociológicos que estamos estudando em sala de aula.
Cultura da Moda
Quando falamos sobre Moda, certamente nos vêm à cabeça, aquelas modelos em seu máximo estado de magreza, exibindo as tendências de forma excêntrica na passarela. Algumas pessoas ainda arriscam a alfinetar, dizendo que ninguém irá usar aquelas roupas. Mas é aí que se pode ter uma ideia de como a Cultura de Moda não é compreendida como tal, nos levando a crer que é meramente erudita.
Não há como dar uma definição precisa que abranja toda a moda, mas é possível entendê-la melhor a partir de estudos simples. Nos tópicos a baixo procuramos relacionar a moda aos conceitos de cultura a partir do que vimos nos capítulo 18 e 19 do livro de Sociologia. Primeiramente, vamos dar uma breve explicação sobre a moda em geral.
A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento.
Ela é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social e sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star.
A moda contemporânea e o estilo: