INTRODUCAO-ADM-RURAL
As atividades econômicas, sejam urbanas ou rurais, recebem e sofrem influencias do meio ambiente no qual estão inseridas.
Fabricas dão emprego, mas para que isto ocorra, elas provavelmente poluem o ambiente afetando pessoas, que muitas vezes não recebem diretamente seus benefícios. O uso de pesticida numa empresa agrícola,faz com que a produtividade aumente, porém isto também tem um custo social, pois os seus resíduos irão afetar a sociedade como um todo, poluindo o ar e a água, que são utilizados indistintamente por toda a sociedade. Ao setor rural compete, de certa forma, equilibrar a poluição ambiental filtrando a atmosfera através de suas matas e parques e devolvendo à mesma sociedade, um produto, purificando, o ar.
O administrador do futuro, terá certamente, que pensar nas muitas restrições que lhes serão impostas, a bem de uma qualidade de vida melhor na sociedade urbana, que passa a exigir maiores cuidados nos tratos de plantas e animais, muitas vezes sem saber que isto implica em custos adicionais para ambos, empresários agrícolas e sociedade. A administração de qualquer atividade econômica deve está vinculada ao conceito de lucros contínuos. Compete ao empresário agropecuário tomar decisões que levem em conta fatores ambientais, hoje ainda pouco percebidos, mas que, em um futuro não muito distante, estarão afetando a lucratividade de sua empresa. A habilidade de administrar esses conflitos, de maneira racional, vai definir o empresário agrícola eficaz das próximas décadas.
2.CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA
A agricultura possui certas características que têm que ser consideradas quando se pretende PLANEJAR, ADMINISTRAR ou AVALIAR empresas rurais.
Terra(solo) como Fator de Produção
*Outros setores – pouco efeito
*Agricultura – importante, inclusive LIMITANDO a exploração de certos produtos. As diferentes características dos solos (fertilidade, profundidade, teores de argila , etc determinam as diferentes