Memoria
Aproximação à realidade praiense
Samira da Conceição Lopes Furtado1
Resumo artigo2 O resulta de um estudo empírico realizado na Cidade da Praia em
2003. Destaca a influência decisiva da televisão nos dia a dia da população praiense. O estudo evidenciou entre outros a apropriação de nomes de lugares, resultante de uma influência directa da televisão.
Introdução
Este artigo vai ao encontro dos aspectos da chamada «cultura adquirida» nomeadamente na apropriação de nomes dos lugares, que são bastante notórios no dia-a-dia dos praienses, e que merecem aqui uma atenção cuidada e estudada como nunca foi dada antes. Resulta de uma análise sobre a Televisão e a sua influência na aquisição e apreensão de elementos que contribuem para a construção e o enriquecimento das identidades culturais de Cabo Verde, e em particular da população da Praia. O artigo pretende responder a dois objectivos: Avaliar os efeitos que a Televisão provoca sobre os indivíduos, tendo em conta que há já alguns anos que alguns investigadores se encontram envolvidos numa busca incessante dos efeitos que os media em geral, e a televisão em particular, provocam nos seus públicos; e analisar dois casos práticos de influência da televisão na
Cidade da Praia: o Mercado de Sucupira e a nome Tchétchénia. Para alcançar os objectivos preconizados é fundamental uma estratégia metodológica coerente.
Neste caso optamos por entrevistas inquéritos à população, acompanhados pela observação in loco.O estudo foi realizado ao longo do ano 2003
Perspectivas teóricas sobre a Televisão e o seu efeito
Apesar de vários estudos sobre a Televisão e a sua influência em diferentes contextos, não existem modelos que possibilitem uma relação directa entre o carácter dos conteúdos televisivos e o comportamento da sociedade.
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, Mestre em
Comunicação, Cultura e Tecnologias da